Guia para Dorameiros novatos






TSURUS, hoje a sua maravilhosa  mestra venho trazer a vocês um guia onde todos os dorameiros novatos poderão tirar algumas ou boa parte de suas dúvidas, afinal, sabemos que para quem está entrando nesse mundinho chamado doramas, pode ser um pouco difícil entender tudo o que acontece e se adaptar a questão das diferenças presentes nele. Pois bem! Eu espero que gostem e principalmente: que entendam. Sem mais demoras, mãos a obra!

- -  - -

→ Afinal, o que diabos é um dorama?

Basicamente, novelas asiáticas. A denominação novelas não é algo que me agrada 100% porque para quem ler ou ouve falar, faz aquela pequena comparação involuntária com as nossas novelas brasileiras por exemplo, o que não tem nada a vê. 

Os doramas geralmente tem poucos episódios comparados a seriados ou até mesmo as novelas brasileiras (podendo haver exceções) e não exageram no número de personagens. Cada um tem o seu papel e nenhum fica sumido ou se perde no meio dos episódios. 
Existem vários tipos de doramas com gêneros de drama, ficção, ação, comédia, fantasia...Todos contando uma história fantástica para nós, nos proporcionando alguma lição de moral ou reflexão sobre a nossa vida como nossa forma de agir ou pensar.

Os doramas não se resumem somente a Coreia do Sul e ao Japão não! Existem muitos doramas bons na China, Tailândia, Taiwan, Filipinas.. Basta procurar e dar uma chance! <3

→ As nomenclaturas são algo fácil de se entender:

Existem diversas mas não se preocupe! Todas são fáceis de serem memorizadas. Algumas nomenclaturas tem a ver com o país de origem e outras com o tempo de sua duração ou transmissão.
- Minidramas: como próprio nome sugere, são aqueles doramas que possuem pouquíssimos episódios. Geralmente entre 5 e 7, com um tempo de duração relativamente curto, chegando a uns 10 minutos ou 15 por episódio.
- Webdrama: doramas transmitidos online ao invés de serem transmitidos por uma emissora de televisão.
- Kdrama: doramas feitos e transmitidos pela Coreia do Sul. São os mais populares e também um dos mais queridos dos dorameiros. Se destacam por terem uma duração de episódio longo entre 50 a 80 minutos. Há muitos idols de kpop que fazem kdrama, por isso atraí um grande público kpopper.



- Jdrama: doramas do Japão. O seu grande diferencial é que boa parte deles (não todos) são adaptações de mangás/animes, sendo assim, uma grande quantidade de otaku assiste também! A duração dos episódios não são muito diferentes do kdrama, mas podendo haver alguns jdramas que cheguem a apenas 8 episódios de 30 a 60 minutos.

- Cdrama: doramas chineses. Se destacam principalmente pelos números de episódios que geralmente são entre 30 a 65, podendo alguns terem uma duração de 30 minutos e outros, de 60 minutos.

- Tdrama: doramas de Taiwan. Não costumam retratar muito a cultura do país e boa parte deles são compostos de drama, romance e uma pitada de comédia, mas podendo haver exceções, claro. Seus episódios são entre 12 a 21, podendo haver duração entre 60 a 90 minutos.

- Thaidrama, também conhecido como Lakorn: doramas Tailandês. Seus números de episódios ficam entre 9 a 20, tendo uma duração entre 40 a 60 minutos.


→ Há diversos tipos de categorias para agradar todo tipo de gosto!

Para aqueles que gostam de algo leve que envolva a temática de amizade, primeiro amor e dramas como problemas familiares ou bullying, vão gostar dos doramas escolares. Um bom exemplo dessa categoria é PlayFul Kiss, School 2015 e The Heirs.

Já os dramas épicos, são aqueles doramas históricos que contam a história do país em uma determinada dinastia. Muitas pessoas gostam desse tipo de drama e outras não, pelo fato de nem sempre todos terminarem de um jeito...Feliz. Vale a pena assistir quem é fã de uma boa aventura e ação com cenas envolvendo lutas de espadas e momentos de tensão. Além de é claro, aprender mais sobre a cultura de determinado país e conhecer como ele era em determinada época.

 Os familiares rendem bastante risada mas também muitas lágrimas. Retratam problemas relacionados a família, mas tendo um Q de romance também. É muito bom para aqueles que estejam interessados a conhecer um lado "sombrio" desses países porque nos mostram como algumas familiares pensam sobre determinada coisa e se comportam para honrar o nome da família ou atingir seu objetivo.
Doramas com a categoria crime ou romance policial, são focados em solucionar crimes ou capturar algum bandido...Boa parte deles envolvem questões de direito, com ações judiciais, leis e tribunal. Cheios de ação, suspense e tensão, são ótimos para passar o tempo e te prender do início ao fim. O primeiro dorama que assisti dessa categoria foi City Hunter, e eu recomendo para todos!

 Já os dramas de fantasia são...Mágicos! Retratam algum ser fantástico ou sobrenatural como fantasma, vampiro, alienígena, sereias... Alguns puxando para o lado romântico e outros para o lado terror, é uma das minhas categorias favoritas justamente por ser algo "fora do normal".
Por fim, citarei os doramas médicos ou hospitalares, que são aqueles que se passam em um ambiente de hospital. Apesar de ser mais focado no ambiente profissional e mostrar mais cenas de tratamento ou um momento de tensão onde algum paciente esteja morrendo, há também romance e drama. Um atualmente em lançamento dessa categoria que está me prendendo muito é Hospital Ship.



→ O que é "OST"?

Oras curiosos, é a trilha sonora de um dorama. Geralmente contendo tanto músicas instrumentais quanto músicas cantadas, a OST é responsável por criar um clima de romance, drama ou suspense em um dorama. Algumas delas nos conquistam e marcam, de alguma forma.



→ Algumas palavras que não são traduzidas são fáceis de serem entendidas:

Para quem assistiu pela primeira vez um dorama pode ficar confuso e até mesmo sem entender porque determinada fansub ou site não traduziu uma denominada palavra e somente o colocou escrito do mesmo jeito que o personagem pronunciou. Isso porque algumas dessas palavras são comuns e não possuem basicamente um significado. É uma forma de se falar com uma pessoa. Mas não fiquem desesperados, é algo que você consiga gravar facilmente e logo logo já estará falando e sabendo o que é cada uma delas!
- Appa: pai
 - Omma: mãe
- Halmoni: avó
- Haraboji: avô
- Hyung: forma como que se chama um garoto mais velho com que se tenha afinidade. É também usado entre irmãos.
- Noona: forma como se chama uma menina mais velha com que se tenha afinidade. É também usado entre irmãos.
- Oppa: forma com que uma menina chama um garoto mais velho quando se tem afinidade. É usado também por namorados.
- Unnie: forma com que uma menina chama outra menina mais velha que ela.
- Dongsaeng: forma de se referir a pessoas mais novas.
- Chingus: amigos. Também usado entre pessoas que nasceram no mesmo ano e tem afinidade.
- Sunbae: alguém mais experiente, que está um ano na sua frente seja no trabalho ou escola.
- Hoobae: alguém menos experiente, que está um grau abaixo que você no trabalho ou na escola.
- Ajumma: senhora.
- Ajusshi: senhor.


→  Fansubs: O que são?

Fansubs é um termo usado para designar um grupo de fãs que por conta própria legendam episódios de um determinado dorama, série ou filme.
Existem diversas fansubs brasileiras, cada qual com sua própria equipe e seu próprio método de legendar. Muitas delas fazem isso de graça sem cobrar absolutamente nada, mas, é necessário se cadastrar para ter acesso a downloads ou para assistir online.



→ Viki & Dramafever:

Dois aplicativos que facilitam e muito a nossa vida! Ambos trabalham com doramas autorizados a serem transmitidos pelo aplicativo e por isso, cobram uma pequena taxa de assinatura para poderem comprar os direitos de determinado drama. Mas, existem muitos doramas que ficam disponíveis gratuitamente por um certo período. As legendas são ótimas e a qualidade de imagem razoavelmente boa porque não é em HD. Apenas assinantes podem assistir a qualidades superiores a 720p.
O valor para assinatura não é algo absurdo e você pode pagar anualmente. Lembrando que não é algo obrigatório. Geralmente só faz assinatura pessoas que assistem muitos doramas e que querem ter acesso a lançamentos e a uma qualidade de imagem melhor. Atualmente eu sou assinante do dramafever, mas passei um bom tempo sem ser. Quanto ao Viki, eu não sou assinante até hoje e sendo sincera com vocês, não vejo necessidade em ser! 

Farei depois um post mais detalhado sobre ambos, contando as vantagens e desvantagens de cada um, entretanto, por hora, vocês meus queridos tsurus novatos, saibam que ambos os aplicativos têm bastante doramas bons, insclusive atuais e por ser um aplicativo, facilita e muito na questão do "assistir" já que vocês podem ver pelo tablet, notebook ou celular.





Meus queridos, espero que tenham gostado dessa guia que fiz para vocês. E que de alguma forma ela tenha ajudado a tirar alguma de suas dúvidas. Sei que pode parecer muita coisa para gravar e aprender de imediato mas isso é algo natural e vem com um tempo. Quando comecei a assistir doramas, muitas vezes me via perdida em algumas coisas como expressões, o modo dos personagens falar e a questão cultural. Só que isso a gente aprende assistindo e pesquisando.
Qualquer dúvida que vocês tiverem não deixem de por favor deixar nos comentários! <3
Beijinhos, brigadeiros e uma deliciosa xícara de café!
Até a próxima meus queridos.



- -  - -
Annyeong.





comentário(s) pelo facebook:

3 comentários:

  1. Amei. Muito bom seu post, Polly ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada, fico feliz que tenha gostado! Espero ajudar essa galerinha nova de dorameiros, haha <3

      Excluir
  2. Estou muito agradecida pelas explicações sobre doramas, hoje eu aprendi muito sobre o assunto e foi com vc, agora posso dizer que sou ma dorameira de verdade.

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.